- Ano: 2011
-
Fotografias:Patricia Hernández
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto começou como um anexo à pedido dos clientes da Casa no Bosque em uma segunda etapa. Trata-se de um espaço recreativo de planta livre com bar e lareira, que abriga também uma pequena cozinha e um lavabo, que desaparecem totalmente por trás de uma parede corrediça de madeira.
Do lado de fora, o anexo aparece como uma pequena caixa de vidro de 9 x 5 metros, que fica sobre umas rochas de 10 metros de altura e se enterra com a inclinação natural do terreno como uma caverna, desaparecendo sob um jardim na cobertura que mimetiza totalmente o local, estabelecendo uma relação com a caixa de madeira da casa existente.
Se a case no Bosque havia surgido como um percurso de cima abaixo, o anexo se apresenta desde o princípio como a ocasião para gerar um percurso de baixo para cima.
É uma intervenção pontual que gera a necessidade de tecer a inclinação do terreno em sua totalidade através de uma série de rampas desde o ponto mais baixo do terreno onde estão localizados os estacionamentos para as visitas, passando pelo anexo, a caixa de madeira, até chegar às varandas dos quartos, complementando e encerrando desta maneira o percurso iniciado com a construção da Casa no Bosque e garantindo acessibilidade a todos os espaços da casa.